21 abril 2006

HOJE FOI DIA DE VISITAR BONN

Atual sede da Deutsche Welle, durante quase 50 anos Bonn abrigou o governo e o parlamento da República Federal da Alemanha. O status de capital foi perdido para Berlim em 1994. A cidade de 300 mil habitantes, entretanto, está seguindo uma estratégia para compensar as perdas.

Em primeiro lugar, nem todos os ministérios foram transferidos para a capital. Além disso, o berço do compositor Ludwig van Beethoven, às margens do Rio Reno, quer se consolidar como Cidade da ONU, abrigando vários órgãos das Nações Unidas. Já hoje estão estabelecidas na cidade mais de 150 organizações e instituições internacionais.

Estilo barroco – No início de seus dois mil anos de história, chamou-se Castra Bonnensia. A partir do século 13 até o final do 18, Bonn pertenceu ao território dos príncipes e arcebispos de Colônia. Isto se faz sentir nas construções em estilo barroco, como o prédio central da universidade e o castelo de Poppelsdorf.

A oferta cultural não se limita ao Festival Beethoven, realizado anualmente. Bonn tem mais de 30 museus, entre eles o Haus der Geschichte (Casa da História da República Federal da Alemanha).

A paisagem da cidade é emoldurada pelas sete colinas verdes do maciço Siebengebirge, ao pé do Rio Reno, um panorama exaltado pelo geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt.





Nenhum comentário: