18 outubro 2006

ontem a Maria ganhou muitas nozes recem colhidas na floresta

Noz: faz bem para o coração e memória

Você tem o hábito de ingerir nozes regularmente ou é daqueles que só consome este alimento na época de Natal? Caso você seja do “segundo grupo”, saiba que o hábito de comer nozes pode fazer bem para o coração e também combater a perda de memória provocada pela doença de Alzheimer.

Pesquisas feitas por cientistas americanos, mostram que comer uma pequena porção de nozes ajuda a diminuir o mau colesterol(LDL), reduzindo assim a possibilidade de ataques cardíacos. A noz é rica em proteína, gordura monoinsaturada e sais minerais como magnésio, cálcio e zinco, além de ser rica em fibras.

Este alimento também tem outro componente fundamental para a saúde: a vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres e segundo estudos feitos também nos Estados Unidos e na Holanda, mostra que pessoas com mais de 65 anos, que consomem vitamina E com regularidade, tem menos propensão a desenvolver o Mal de Alzheimer, que provoca a perda progressiva da memória.

Os estudos revelam ainda que a vitamina E encontrada nas nozes, é a alfa-tocoferol, considerada o tipo desta vitamina que melhor é absorvido pelo organismo. E as nozes não são uma preocupação para quem está em busca de uma melhor forma física, pois uma pequena porção tem em torno de 160 calorias.

BOLO DE FIBRAS E NOZES

1 1/2 xíc. de maçã s/ casca picada;
1 1/2 xic. de banana nanica picada;
1/2 xic. de óleo;
1 1/2 xic de uvas passas pretas s/ caroço;
1/2 xic de nozes;
1 1/2 xic. de farinha integral;
1/2 xic. de aveia em flocos;
3 ovos inteiros ( eu uso caipira);
1 colher de sopa de fermento.
Bater no liquidificador a maçãs, a banana, o óleo, apenas 1 xic de passas, e os ovos.
Despejar em uma vasilha e colocar o restante das passas, as nozes, a farinha , a aveia e o fermento, mexer bem e colocar em forma untada. Assar por 30 minutos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmmmmm...
pena que estou de dieta!

Luisa disse...

Através do blog praia da claridade cheguei ao teu que achei lindo! Tens imagens espantosas! Voltarei mais vezes. Fiquei admirada com este artigo sobre as nozes porque estava convenida que para o colestrol não se deviam comer frutos secos. Sempre a aprender...

Vera disse...

Olá
Tenho certeza que esse bolo é delicioso.
bjs

Filipe Freitas disse...

Dalva: muito bonitas estas imagens da Alemanha !...
Sobre o bolo... gosto muito de nozes, mas agora que entrei em dieta por causa do colesterol tenho que evitar essas coisas boas !
Segundo o médico não posso comer frutos secos. Também pensava que as nozes tinham gordura prejudicial...
Mas como também tenho problemas no fígado, talvez derivado aos medicamentos da DP, tenho que ter cuidado.
Aliás o médico aconselhou-me a ingerir o menos possível de proteinas por causa da doença de Parkinson...
No fim de contas nem sabemos o que se deve comer: faz bem a uma coisa, faz mal a outra !...
Gostei de saber, o que agradeço, que está tudo a correr bem por aí.
"....estoy muy cerca de ti..."
?????
Espero que isso termine depressa, que fique tudo bem e que a Alegria regresse rapidamente.
Beijinhuuuuus.

jo disse...

Obrigada pelo comentário carinhoso que deixaste no nosso blog (da Luiza e meu)o que meu deu a oportunidade de visitar o teu que é encantador e cheio de alegria. A receita do bolo vou experimentá-la porque me pareceu excelente e é com farinha integral o que não faz mal. Volta sempre que eu e a Luiza adoraremos. Um bom fim de semana aí nessas terras germânicas.